terça-feira, 16 de setembro de 2008

Membrana Plasmática

Membrana Plasmática
Clique na imagem para ampliá-la.
- Revestimento celular constituído de fosfolipídios e proteínas. É responsável pela manutenção das diferenças entre o meio externo e o ambiente intracelular. - é constituída por três camadas: duas externas (escuras) e a central (clara) - princ. Componentes químicos: lipídios (fosfolipídios) e proteínas. Considerada lipoprotéica.

ENVOLTÓRIOS EXTERNOS
São revestimentos externos da MP que lhe dão proteção e suporte físico.

GLICOCÁLIX
- Reveste externamente as células animais - é formada por moléculas de glicídios frouxamente entrelaçadas - protege a célula contra agressões, retém nutrientes e enzimas. Mantém um microambiente adequado ao redor da célula.

PAREDE CELULÓSICA
- Reveste externamente a MP de plantas e algas - é um envoltório espesso, relativamente rígido, constituído principalmente pela celulose (polissacarídeo), encontrada sob forma de longas e resistentes fibras (microfibrilas celulósicas). As microfibrilas são mantidas unidas pela matriz formada por glicoproteínas e dois polissacarídeos ( himicelulose e pectina). Seus componentes são sintetizados no citoplasma e expelidos da célula, depositando-se sobre a superfície externa da MP - parede primária: encontrada em células jovens de plantas, fina e elástica, permite o crescimento celular - parede secundária: camada espessa e rígida, onde novos componentes depositam-se internamente à parede primária, depois que a célula atinge tamanho e formas definitivas

MODELO DO MOSAICO FLUIDO
-Criado em 1972 por Singer e Nicholson, explica a organização da membrana plasmática - MPCelulares formadas por duas camadas de fosfolipíos. Nelas se incrustam moléculas de proteína: algumas aderidas superficialmente, outras mergulham profundamente, podendo atravessar a membrana. Os fosfolipídios movem-se continuamente, tem fluidez de movimento, mas não perdem o contato uns com os outros, por isso as membranas são flexíveis.

PERMEABILIDADE CELULAR
A membrana é permeável a algumas substâncias e impermeável a outras, apresenta semipermeabilidade. Ocorre uma certa seleção do que entra e sai da célula, há permeabilidade seletiva. A passagem de algumas subst. é totalmente facilitada e outras tem sua passagem totalmente impedida.

DIFUSÃO
- É um processo espontâneo onde as partículas tendem a se espalhar graças ao movimento contínuo e casual de átomos e moléculas - diversas substâncias (como água, gases e outras com moléculas peq.) entram e saem da célula por simples difusão - se a substância estiver mais concentrada fora da célula, ela entrará. Se a substância estiver mais concentrada dentro da célula ela sairá.

OSMOSE
- É um tipo de difusão que ocorre quando duas soluções aquosas de concentração diferentes entram em contato através de uma membrana semipermeável

Nenhum comentário: